terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cidades Invisíveis - Italo Calvino . Photoshop

O trabalho de photoshop é baseado em capitulos do livro " Cidades Invisíveis" de Italo Calvino , onde devem estar representadas 1 ou mais cidades de escolha do aluno.

Anastácia e Ipásia
 Citada por  Marco Polo como “cidade enganosa” Anastácia , a cidade dos desejos , manipula ocultamente quem nela vive ou por ela passa.   Podemos comparar Anastácia com qualquer cidade grande ... Uma cidade como São Paulo pode atender seus desejos mais supérfolos  , e “ você até pensa que está se divertindo em Anastácia , quando não passa de seu escravo”
isso se aplica a maioria das cidades. As vezes em São Paulo tinha a sensação de que ela me consumia, nunca havia tempo para nada , e quando havia estava cansada, ao mesmo tempo que pensava me divertir lá pois tinha tudo acessívelmente fácil ... São Paulo : “ cidade enganosa”?como diz Italo Calvino ao fim de seu livro “ Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno  e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo...”
É o que a maioria faz , fecha os olhos de tal maneira que não percebe o inferno em que vive... Raras são as pessoas que fazem o que o autor cita na continuação do parágrafo “A segunda (maneira) é arriscada exige atenção e aprendizagem continuas: tentar saber reconhecer quem e o que , no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço”.Se você não é patrão , não importa onde você mora a cidade sempre vai te consumir de alguma forma.
  Ipásia , a cidade e os símbolos . Quando chega em Ipásia Marco Polo não compreende o por que  das coisas estarem como estão... pois cego está pelas sua ideia de mundo construida pelo que viu até ali, porém se esquece que quando chegamos a lugares desconhecidos devemos abrir nossa mente para tentar entender a forma de pensar dessas pessoas . Entretanto assim como Marco Polo ,q uando entramos em cidades que não são a nossa , tentamos interpretar seus costumes e suas manias de acordo com nossa concepção de mundo , com excessão das “ regras “ dadas pelo senso comum , as cidades ou paises  podem possuir costumes diferentes dos nossos , ignorar isso não seria usar da mesma ingenuidade que Marco Polo usou ao  reclamar com o Sultão?  Quando vim pra São João del Rei , vim minada da ideia de que uma cidade menor que a minha poderia me consumir menos , poderia me dar menos cansaço , seria mais tranquila , e eu teria tempo pra fazer mais coisas que teoricamente em São Paulo não tinha tempo , engano meu , provincianismo...  São João del Rei , uma cidade conservadoramente católica , histórica , mineira... Muitos costumes diferentes...” Compreendi que devia me liberar das imagens que até ali haviam anunciado as coisas que procurava: só então seria capaz de entender a linguagem de Ipásia.” Só me desfazendo dos
pré -conceitos que tinha sobre São João é que pude começar a compreender e perceber uma essencia...  São João del Rei , a cidade onde os sinos falam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário